O que nosso cabelo precisa?

O que nosso cabelo precisa?

Muito se diz sobre cuidar do cabelo e repor nutrientes mas como saber do que nosso cabelo precisa?

No post de hoje ensinarei vocês a entenderem o que é hidratação, nutrição e reconstrução e como identificar qual a necessidade do seu cabelo.

Primeiramente precisamos entender que só é possível repor aquilo que o fio perde e ele perde tudo aquilo do que ele é formado: queratina, lipídios (óleos) e água. sendo assim: reconstrução, nutrição e hidratação.

  • Hidratação é água e é o que nosso cabelo mais precisa (quase todos os cremes de tratamento são hidratantes pois na composição a água é sempre o primeiro componente, havendo assim cremes mais ou menos hidratantes) sentimos que o cabelo precisa de hidratação quando ele está mais áspero, sem movimento, com o toque seco sem nenhuma maciez.
  • Nutrição é óleo agindo como uma capa protetora dos danos do dia a dia, mantendo a hidratação por mais tempo no nosso fio. podemos repor com cremes a base de óleo, misturando óleo vegetal em alguma máscara ou puro no cabelo como umectação. ele necessita de óleo quando está com muito frizz, quando não define (fica esfarofado/sem definição com muita facilidade) e ressecado em excesso.
  • Reconstrução é a reposição de proteínas/queratina no fio, pode ser reposta com máscaras mais potentes ou tratamentos no salão. sentimos a necessidade dela quando nosso cabelo está mais fino, quebradiço, elástico, com muitas pontas duplas, mais poroso.

Todas essas etapas são necessárias pra repor tudo o que o nosso cabelo perde com descolorações e químicas, mas quem tem o cabelo todo natural também perde muitos desses nutrientes com o sol, poluição, forma de desembaraçar e até com o toque das mãos no cabelo.

O cronograma capilar existe pra simplificar e guiar em cada uma dessas etapas mas você não precisa necessariamente segui-lo, pode conhecer seu cabelo e aprender a sentir do que ele precisa e assim criar o seu próprio cronograma.

Espero que vocês tenham aprendido o que significa cada tratamento e a identificar como o cabelo reage com a falta deles. 💛

Exemplos de tratamentos:

Gostou da matéria? Compartilhe com xs amigxs!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
× Dúvidas?